Colunas Diário do Sul 2014

De todas as pessoas que você conhece, quais podem realmente ser consideradas “maduras”? Imagino que você imediatamente deve ter lembrado daquele amigo quarentão que é uma eterna criança, ou daquele colega de trabalho que parece estar brincando ao invés de produzir. Talvez você até tenha se identificado: considera-se maduro ou para você a vida é uma brincadeira? Muitas vezes, o problema da falta de maturidade vem, literalmente, de berço. Leia mais sobre esta questão aqui:

Coluna Ivana 24 junho 2014

Anda estressado no trabalho? Os prazos estão apertados; a cobrança, cada vez maior? Chega a perder o sono, de tanta ansiedade? Cuidado. A boa notícia é que: para (quase) tudo existe uma solução. Converse com seu chefe, respeite seus limites. E leia mais aqui:

Coluna Ivana 17 junho 2014

Basta encontrar uma dificuldade no trabalho – ou nos estudos – para que muita gente ponha as mãos pra cima e exclame: Não consigo! Sou um(a) burro(a) mesmo!”. A situação lhe é familiar? Pois saiba que estas pessoas não poderiam estar mais enganadas. Habilidades: todos nós temos. Só precisamos descobrir exatamente em que área. E, é claro, é de extrema importância estarmos sempre abertos a aprender. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 10 junho 2014

Você deu duro, especializou-se, estudou muito e suou a camisa em busca daquela vaga de emprego dos sonhos. Finalmente, este sonho virou realidade e de repente você se vê empregado. Logo depois daquele sentimento de alegria que nos domina, é normal surgirem algumas dúvidas, entre elas: “e se eu não conseguir desempenhar bem minha função? E se não corresponder às expectativas dos meus superiores?”. Em primeiro lugar: respire fundo e tenha paciência. O período de adaptação vai passar e pode valer muito a pena. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 03 junho 2014

Que imagem você acredita passar através de suas redes sociais? Qual seu comportamento online? Tem certeza de que não está se expondo em excesso, ou mostrando um lado que normalmente não exibiria – num ambiente de trabalho ou entre seus familiares, por exemplo? Cuide-se mais no ambiente virtual. Muitas vezes, seu perfil pode ser considerado seu currículo. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 27 maio 2014

Alguém chega de supetão e pede um favor que mais parece um castigo. Você:

a) Diz “sim”, sem nem pensar direito.

b) Analisa a proposta rapidamente e a descarta, se percebe que não poderá cumprir com o que está sendo solicitado.

Se você se identificou com a primeira opção, saiba que não está só. Muitas gente, para se sentir aceita e amada, desaprende a dizer “não” em ocasiões em que uma negativa seria de extrema importância. É o seu caso? Leia mais aqui:

Coluna Ivana 20 maio 2014

Todo mundo já passou por esta situação: de repente, você abre os olhos e percebe que está sendo enganado por alguém – um companheiro, um colega de trabalho ou um amigo. A decepção machuca e nos faz sofrer. Mas já parou pra pensar que, em muitas destas ocasiões, o verdadeiro culpado por toda esta enganação somos nós mesmos? Que apenas não quisemos enxergar o que estava bem claro diante de nossos olhos? Enganar a si mesmo é muito mais comum do que se pode imaginar. Confira mais aqui:

Coluna Ivana 13 maio 2014

A história é bem conhecida para muitos: você passou pela universidade, exibe o diploma com orgulho na parede, gosta da área em que buscou se especializar mas… na hora de procurar o primeiro emprego, surge a questão: tem experiência nesta área? Recém-formados, é claro, não possuem a tão esperada experiência. E isso é motivo para não contratá-los? Não! Muitas vezes, melhor que a experiência é a ATITUDE. Confira mais aqui, em nossa coluna:

Coluna Ivana 06 maio 2014

Ei, você que exerce algum cargo de chefia: acredita ser um bom líder? Ou é meramente um “chefe”? Ser chefe é basicamente “mandar”. Já ser um líder é muito mais que isso, e exige uma série de habilidades – que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Se ainda não sabe as diferenças entre chefiar e liderar, confira aqui.

Coluna Ivana 29 abril 2014

Você é uma pessoa ambiciosa? Ou acredita que ser ambicioso é algo ruim? Nem sempre. O termo pode conter uma carga pejorativa, mas, na maioria das vezes, ambição é algo bastante positivo. É ela que te motiva a ir atrás de sonhos maiores. Bem dosada, a ambição é algo muito positivo. Claro que, em exagero, aí ela vira ganância. Saiba apurar as diferenças entre ambição e ganância e prospere sempre, sem precisar pisar em ninguém. Confira mais aqui:

Coluna Ivana 22 abril 2014

Costumamos usar nomes próprios acompanhados da profissão de um indivíduo para identificá-lo. É bem recorrente, pode conferir: seu Manuel da padaria; Beatriz, a professora; Carlos, o médico; o advogado Rodrigo… e por aí vai. A pessoa acaba se tornando também a função que assume em seu trabalho. Como disse Max Weber, “o trabalho dignifica o homem”. Não à toa, as pessoas constroem suas identidades baseadas em sua profissão.

Dito isto, é óbvio a frustração, tristeza e sensação de perda de identidade quando alguém se vê sem seu ganha-pão, ou seja, desempregado. E o empenho para retornar ao mercado de trabalho, às vezes, pode ser muito desgastante. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 15 abril 2014

Em épocas de telefonia móvel, acreditamos piamente estar ao alcance do mundo só por carregarmos nosso smartphone na bolsa. Mas será verdade?  A questão é que muitas vezes o recrutador não consegue entrar em contato com o candidato à vaga, que acaba perdendo uma grande oportunidade de ser recrutado. Disponibilize o máximo de contatos possível. Pode fazer a diferença. Confira mais aqui:

Coluna Ivana 08 abril 2014

Você é do tipo que toma decisões importantes por impulso, irrefletidamente? Que “se joga”? Ou prefere amadurecer bem uma ideia para só então pô-la em prática? Ser rápido no gatilho, ter reações imediatas até pode ser interessante, vez ou outra. Mas cuidado. O risco de embarcar numa canoa furada não é pequeno. Leia mais em nossa coluna da semana:

Coluna Ivana 1 abril 2014

Tem dias que precisamos respirar fundo  e contar até mil para conseguir enfrentar uma situação. São momentos de crise, que podem nos atingir tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e que, por mais que nos esforcemos, estarão sempre ali, no dobrar da esquina. A receita não é fugir destes problemas, e sim saber como enfrentá-los. E nunca, jamais, esquecendo que, apesar dos problemas, sempre teremos motivos para sorrir. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 25 marco 2014

Aparentemente a “fase” apelativa da programação de TV brasileira acabou. Programas considerados polêmicos, como o Big Brother Brasil e suas tórridas relações vapt-vupt sob o edredon, já não alavancam a audiência como costumavam fazer há poucos anos. Concluo que o brasileiro, de modo geral, ainda prefira acompanhar (e viver) uma bela história de amor (e não algo mais efêmero e transitório). Nós, seremos humanos, queremos mesmo é ser amados. Leia mais aqui ou em nossa fanpage:

Coluna Ivana 18 marco 2014

Março é o mês dedicado a elas: todas estas incríveis mulheres e sua incansável luta pela igualdade diante do sexo oposto. A data é reforçada durante o dia 08 do mês, quando se comemora nosso Dia Internacional. E você aí, já parou para pensar por que “só” elas ganham um dia todinho dedicado a si mesmas? Oras, porque merecem! Confira mais em nossa coluna da semana!

Coluna Ivana 11 marco 2014

Pensando em dar aquela guinada na vida e mudar de emprego? Você não está sozinho. Pesquisa aponta que 64% dos profissionais pretendem mudar de emprego ainda este ano. Mas é importante avaliar diversos pontos antes de abandonar seu posto atual. Além do salário, o clima do ambiente de trabalho, o relacionamento com a chefia e os benefícios oferecidos pesam muito. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 25 fevereiro 2014

A cena já é bem comum: sentados à mesa, em algum restaurante, o grupo de amigos parece bastante silencioso, para um observador menos atento. Ao invés de conversar, contar novidades e atualizar a todos, preferem mesmo é fuçar no smartphone para verificar quantas curtidas merece aquela foto da turma toda reunida. Parece piada, mas tem muita gente levando a vida virtual a sério demais. Você é deste “time”, que vem trocando a interação cara a cara pelas redes sociais? Reveja seus conceitos. Confira mais aqui:

Coluna Ivana 18 fevereiro 2014

Se você já passou por alguma entrevista de emprego, certamente se lembra, com riqueza de detalhes, de tudo o que aconteceu durante E depois do confronto com o recrutador. Se estava calmo ou agitado, se o entrevistador foi querido ou antipático e, é claro, se a empresa deu algum retorno nos dias que se seguiram a este “momento de tensão”. Quando não surge nenhum tipo de resposta, a frustração é garantida. E isso é péssimo para a imagem de uma empresa. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 11 fevereiro 2014

Mais rebeldes e inovadores a cada geração, os jovens de hoje possuem características bem marcantes quando se refere ao mercado de trabalho. São imediatistas, focados em resultados e bastante questionadores. Aos gestores, em toda e qualquer empresa, cabe o desafio de saber lidar com esta nova leva de colaboradores e conseguir extrair o melhor deste comportamento. Mais? Aqui:

Coluna Ivana 04 fevereiro 2014

 

A grana anda curta, os projetos estão sendo adiados e o clima no ambiente de trabalho não anda dos melhores. Já pensou em fazer um concurso público? Bons salários, benefícios e, é claro, estabilidade são alguns dos fatores que fazem com que milhares de pessoas dediquem-se de corpo e alma para conquistar a tão sonhada vaga. Quer algumas dicas para obter sucesso nesta tão disputada empreitada? Confira aqui!

Coluna Ivana 28 janeiro 2014

 

Finalmente foi chamado(a) para aquela tão aguardada entrevista de emprego e não sabe bem o que vestir? Abuse do bom senso. E para os mais ambiciosos, tenha sempre em mente o mantra que diz: “Quer ser chefe um dia? Vista-se como um”. Na dúvida, observe o dresscode adotado por seus futuros colegas na empresa. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 21 janeiro 2014

 

No filme “Click” (2006), o ator Adam Sandler adquire um controle remoto que lhe dá o poder de controlar toda a sua vida. Obcecado pelas facilidades, ele acaba descobrindo que nem tudo pode funcionar exatamente do jeito queremos. Na vida real, são poucas as coisas que realmente conseguimos controlar, de fato. E insistir no contrário é garantir uma vida de frustração. Precisamos aceitar que nem tudo está ao nosso alcance. Leia mais aqui:

Coluna Ivana 14 janeiro 2014

Quer chegar ao fim de 2014 com vários projetos concluídos? Quer realmente construir algo ao longo destes doze meses? Faça uma lista! Sim, escrevendo você organiza seus sentimentos e pensamentos quanto às metas traçadas. É um grande passo para a concretização de seus sonhos. Leia mais em nossa última coluna, aqui:

Coluna Ivana 07 janeiro 2014

  1. Leave a Comment

Deixe uma resposta

Get a free blog at WordPress.com Theme: Fusion by digitalnature.